No período composto por subordinação sempre aparecem dois
tipos de oração: oração principal e oração subordinada.
O período:
Todos esperam sua volta
É um período simples, pois apresenta uma única oração. Nele
podemos identificar:
Todos (suj.) esperam (v.t.dir.)
sua volta.(obj. direto)
Se transformarmos o período simples acima em um período
composto, teremos:
Todos esperam que você volte.
1ª oração: Todos esperam
2ª oração: que você volte
Nesse período, a 1ª oração apresenta o sujeito todos
e o verbo transitivo direto esperam, mas não apresenta o objeto direto
de esperam. Por isso, a 2ª oração é que tem de funcionar como objeto
direto do verbo da 1ª oração.
Verificamos, então, que:
I. a 1ª oração não exerce, no período acima, nenhuma
função sintática. Por esse motivo ela é chamada de oração principal.
II. a 2ª oração depende da 1ª, serve de termo (objeto direto) da 1ª
e completa-lhe o sentido. Por esse motivo, a 2ª oração é chamada de oração
subordinada.
Resumindo:
Oração principal: é um tipo de oração que no período
não exerce nenhuma função sintática e tem associada a si uma oração
subordinada.
Oração subordinada: é toda oração que se associa a uma oração principal
e exerce uma função sintática (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) em
relação à oração principal.
As orações subordinadas adverbiais são dos seguintes tipos:
causais, comparativas, consecutivas, concessivas, condicionais, conformativas,
finais, proporcionais e temporais.
1ª. Causais: são aquelas que modificam a oração
principal apresentando uma circunstância de causa, isto é, respondem à pergunta
"por quê?" feita à oração principal. Exemplos:
Carlos saiu porque precisava.
Amadeu não saiu porque estava frio.
Nilo Lusa deixou o magistério porquanto sua saúde era precária.
Amadeu não saiu porque estava frio.
Nilo Lusa deixou o magistério porquanto sua saúde era precária.
São conjunções causais: porque, que, porquanto, visto
que, por isso que, como, visto como, uma vez que, já que, pois que.
2ª. Comparativas: são aquelas que correspondem ao
segundo termo de uma comparação. Exemplos:
Marisa é tão boa digitadora quanto Teresa
"A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro"
"A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro"
São conjunções comparativas: como, mais do que, assim
como, bem como, que nem (como), tanto quanto.
3ª. Consecutivas: são aquelas que são introduzidas
por um termo intensivo que vem em seguida à oração principal, acrescentando-lhe
idéias e explicações, ou completando-a, ou tirando uma conclusão. Exemplos:
Otávio bebia tanto que morreu afogado no seu próprio
vômito.
Faça seu trabalho de tal modo que não venha a lastimar-se do resultado que dele possa advir.
Faça seu trabalho de tal modo que não venha a lastimar-se do resultado que dele possa advir.
São conjunções consecutivas: (tanto) que, (tão) que, (de
tal forma) que.
4ª. Concessivas: são aquelas que se caracterizam pela
idéia de concessão que transmitem à oração principal. Exemplos:
Ainda que faça frio, o jogo realizará.
Cristiano foi ao parque, embora estivesse chovendo.
Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
Cristiano foi ao parque, embora estivesse chovendo.
Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
São conjunções concessivas: embora, posto que, se bem
que, ainda que, sempre que, desde que, conquanto, mesmo que, por pouco que, por
muito que.
5ª. Condicionais: são aquelas que se caracterizam por
transmitir idéias de condição à oração principal. Exemplos:
Se o filme for ruim, sairei do cinema.
Caso tivesse realizado as obras necessárias, não teria perdido a eleição.
Caso tivesse realizado as obras necessárias, não teria perdido a eleição.
São conjunções condicionais: se, salvo se, senão, caso,
desde que, exceto se, contanto que, a menos que, sem que, uma vez que, sempre
que.
6ª. Conformativas: são aquelas que indicam o modo
como ocorreu a ação expressa na oração principal. Exemplos:
Conforme as últimas notícias, o mundo corre risco de uma
guerra generalizada.
Realizei seus desejos como você me havia sugerido.
Escrevi carta burocrática, segundo o estilo oficial estabelece.
Realizei seus desejos como você me havia sugerido.
Escrevi carta burocrática, segundo o estilo oficial estabelece.
7ª. Finais: são aquelas que indicam o fim ou
finalidade à oração principal. Exemplos:
É preciso que haja políticos de concepções liberais
extremadas para que os conservadores não reduzam os homens a títeres.
Antônio Carlos falou baixinho a fim de que não fosse percebida sua revolta.
Antônio Carlos falou baixinho a fim de que não fosse percebida sua revolta.
8ª. Proporcionais: são aquelas que transmitem idéia
de proporcionalidade à idéia principal. Exemplos:
À proporção que o tempo passa, a agonia recrudesce.
O barulho de algazarra aumenta à medida que se aproxima das crianças.
O barulho de algazarra aumenta à medida que se aproxima das crianças.
São conjunções subordinativas proporcionais: à medida
que, à proporção que, ao passo que.
9ª. Temporais: são aquelas que indicam relação de
tempo naquilo que se refere à ação expressa pela oração principal. Exemplos:
Enquanto leio poesia, recupero o equilíbrio emocional.
Cada vez que eu penso, te sinto, te vejo...
Cada vez que eu penso, te sinto, te vejo...
São conjunções subordinadas temporais: quando, enquanto,
agora que, logo que, desde que, assim que, tanto que, apenas, antes que, até
que, sempre que, depois que, cada vez que.
Atividade:
1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a
oração adverbial destacada e a
oração principal:
a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me
pedindo um pouco.” (Carlos
Drummond de Andrade)
_____________________________________________________
b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena
esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)
_________________________________________________________________________
c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os
valentes.” (Carlos Drummond
de Andrade)
_________________________________________________________________
d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que
os pintores amigos
possam pintar.” (Rubem Braga)
____________________________________________________
e) Se queres a paz, prepara a guerra.
__________________________________________
f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça
(...).”(Carlos Drummond de
Andrade)
_________________________________________________________________
g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou
uma vida medíocre.” (Folha
de S.Paulo) ___________________________________________________________________
2. CLASSIFIQUE AS ORAÇÕES DESTACADAS:
a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
a. “Ficou ali , até que as sombras foram tomando conta das coisas”.
b. À proporção que a escavação descia, a unidade
ia-se acabando aos poucos.
c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando
expressões complicadas.
d. Como estava triste, isolou-se do grupo.
d. Como estava triste, isolou-se do grupo.
e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.
f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.
g. Mentiram para mim, como pude constatar.
h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã .
3. “Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma
vez que o Brasil adquiriu auto-suficiência na produção de bens como
papel-imprensa (...)” A oração grifada no período acima tem valor:
a) condicional;
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
b) conclusivo;
c) concessivo;
d) conformativo;
e) causal.
4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”,
ocorre idéia de proporção.
Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:
a) quanto mais leio este autor menos o entendo;Assinale a opção em que tal idéia NÃO ocorre:
b) choveu tanto, que não pudemos sair;
c) à medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior;
d) quanto menos vontade, mais negligência;
e) quanto mais se lê, mais se aprende
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