a) Encontre
na tirinha uma expressão que dê a ideia de tempo.
b)
Observe
a fala da 1ª tirinha: “Preciso contar uma coisa”. Reescreva a oração
adicionando a ela:
- Um advérbio de tempo:
- Um advérbio de modo:
- Um advérbio de negação:
2. Relacione
as colunas de acordo com a classificação dos advérbios e locuções adverbiais em
destaque.
(A) Tempo
( ) O
garoto atendeu o cliente educadamente.
(B) Modo ( ) Ontem meu primo viajou.
(C) Lugar ( ) Meu cachorro estava no meio da rua.
(D) Intensidade ( ) Certamente você será recompensado.
(E) Negação
( ) Talvez não haja aula amanhã.
(F) Afirmação ( ) Não dê importância ao que os outros dizem.
(G) Dúvida ( ) Os alunos estavam bastante interessados na aula de hoje.
3.
Reescreva a oração abaixo, acrescentando um advérbio, de acordo com as
orientações abaixo:
Gosto de sorvete.
Gosto de sorvete.
a)
Advérbio de negação
b)
Advérbio de afirmação
c)
Advérbio de intensidade
4. Reescreva a passagem: “Humildemente pensando na
vida e nas mulheres que amei...”, substituindo o advérbio por uma locução
adverbial correspondente.
5. Assinale a alternativa em que a palavra
BEM seja um advérbio de intensidade:
a)
Faça o bem
sem olhar a quem.
b)
O filme mostra a luta entre o bem e o mal.
c)
Dona Diná cozinha bem.
d)
A torcida gritava bem alto.
e)
“Meu bem,
você me dá água na boca...” (Rita Lee)https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=731B2AE5F0CF0230!630&ithint=file%2cdocx&app=Word&authkey=!AL2NlbCqxShSD1Q
Nenhum comentário:
Postar um comentário