quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Partes de um Jornal Expresso

Organização básica do jornal impresso:

Os grandes jornais são organizados em partes impressas chamadas de cadernos, onde cada um deles abordam um assunto: política, esporte, economia, ciência e tecnologia, cultura, turismo, classificados e etc.

O nome dos cadernos variam de um jornal para outro, enquanto uns adotam nomes ou temas, outros adotam o nome da matéria, como por exemplo: no caderno de economia vem o título tal como dinheiro e balanço, etc.

Classificação dos elementos do jornal impresso:

Primeira Página: é considerada a vitrine, onde vem exposta os acontecimentos destacadas, e que são os principais do veículo, devendo ser bem diagramada, e visualmente organizada, para chamar a atenção do leitor, e fazer com que ele continue a leitura.

Capa do Jornal:

Cabeçalho: fica no início da página, onde se encontraram a logomarca, título/nome do jornal, edição, editorial, preço, ano, editor-chefe, numeração e data.

Manchete: título do fato jornalístico de maior importância para o jornal, vem escrito em letras grandes, no alto da primeira página. É a notícia que ganha destaque na primeira página, recebendo o nome de manchete de edição.

Chamada: é a parte onde as principais notícias vem resumidas na primeira página, sendo o texto curto e sintético.

Fotografia: é um elemento que tem como finalidade, chamar a atenção do leitor, igual a chamada; ela é a primeira coisa que o leitor nota ao ver a página.

Legenda: é uma frase curta, enxuta, onde visa comentar o que ou quem está na foto, relacionando-a com a notícia.

Crédito: é a indicação da origem e o autor de uma foto ou ilustração.

Recursos infográficos: são gráficos, tabelas, desenhos que ajudam na explicação de um acontecimento noticiado.

Atividade:
1) Produza uma notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário